A magnólia que embeleza o Jardim da Casa da Criança - Rainha D. Leonor, em Castanheira de Pera é uma das 10 finalistas candidatas a ‘Árvore do Ano’, iniciativa promovida pela União da Floresta Mediterrânica e que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas.
O concurso decorre no site de internet «portugaltreeoftheyear.eu» até ao próximo dia 5 de janeiro, podendo os internautas votar uma vez nas duas árvores que considerem mais interessantes, dentro do lote das 10 finalistas.
A que obter mais votos irá representar Portugal no concurso europeu TREE OF THE YEAR 2022.
À hora do fecho da nossa edição, a magnólia castanheirense já tinha obtido mais de centena e meia de votos, encontrando-se no 3.º lugar a escassos votos do 2.º classificado.
“Enquadrado na Obra Social de assistência infantil, empreendida por Bissaya Barreto na sua terra natal, o Jardim - noutros tempos admirado como um dos mais belos jardins do país - foi projetado pelo arquiteto Alfredo Duarte Leal Machado em 1939 e construído nos dois anos seguintes. No esplendor da floração primaveril, a Magnólia é um monumento natural de grande beleza, num postal colorido de Castanheira de Pera”, pode ler-se na apresentação da candidatura castanheirense.