PUB Gobrico

António Pais edita livro “O Meu Avelar” para resgatar identidade avelarense

Marco Marques, 29 novembro 2021

2 min · 560

António Pais edita livro “O Meu Avelar” para resgatar identidade avelarense
O professor aposentado António Pais deu à estampa “O Meu Avelar”, um livro sobre a sua freguesia natal, que pretende agitar consciências e “alertar a mente dos avelarenses” para a forma como, na sua opinião, o Poder Local tem tratado a Vila de Avelar.
Foi no auditório da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, construída em antigas instalações fabris que foram propriedade dos avós do autor, que foi apresentado, no dia 13 de novembro, o primeiro livro de António Pais.
Admitindo não ser escritor, nem historiador ou antropólogo, António Pais refere que um dia “teve um sonho” e decidiu escrever um livro e contar o que lhe ia na alma. Um livro que “alertasse os avelarenses para algo que está esquecido e que precisa urgentemente de ser lembrado e receber o valor que merece”. O autor refere-se à história e identidade da Vila e critica o Poder Local pela forma “pobre e pouco entusiasmada” como tem tratado a Vila.
Socorreu-se do seu conhecimento, recolheu informação em livros e jornais e até em publicações de amigos em páginas nas redes sociais e, ao longo de quase 3 anos, construiu um livro que condensa em pouco mais de três centenas de páginas muita da história de Avelar, desde o passado aos nossos tempos.
Raul Manuel Coelho, avelarense que se tem dedicado à pesquisa e ao estudo da história de Avelar, foi o convidado para escrever o prefácio e apresentar a obra. Coelho, refere que se trata de “uma abordagem muito pessoal” do autor à sua terra “em favor da respetiva especificidade identitária (…) a qual foi sendo moldada e valorizada, mas também restringida e desvanecida, com o andar do tempo e a ação, ou falta dela, das pessoas e das instituições”.
Raul Coelho considera que as reflexões do autor constituem “não só uma síntese mas também um avanço” para o “incremento e a promoção da identidade cultural tão própria da nossa gente”.
Na apresentação da obra, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Avelar e da Câmara Municipal de Ansião, estiveram presentes autarcas, alguns dirigentes locais e muitos amigos do autor, para além dos seus familiares.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte