PUB Gobrico

Filarmónica Ansianense de Santa Cecília promoveu concerto inolvidável com Sofia Escobar

Marco Marques, 30 maio 2022

2 min · 94

Filarmónica Ansianense de Santa Cecília promoveu concerto inolvidável com Sofia Escobar
No passado dia 14 de Maio, a Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília (SFASC) deu um concerto, no Centro de Negócios de Ansião, que contou com uma convidada especial: a cantora Sofia Escobar. Este momento chegou a estar previsto para a altura precisa de comemoração do 119º aniversário da SFASC, em Fevereiro último, mas a pandemia só agora o tornou possível.
Para além da banda e da referida convidada, as cerca de 800 pessoas que estiveram na plateia também tiveram ocasião de ver e ouvir duas outras valências da SFASC - o Coral Ansianense e o Coro Infanto-Juvenil - e mais um par de participações especiais - a Escola de Dança da Clínica das Cinco Vilas, de Avelar, e a Ginástica Acrobática do Núcleo de Formação Desportiva do Concelho de Ansião. No rescaldo deste espetáculo, a presidente da Direção da SFASC, Sandra Carvalho, mostrou-se satisfeita pela grande adesão das pessoas e sublinhou o “entusiasmo geral dos músicos envolvidos” nesta noite, bem com a integração de outros atores do associativismo concelhio neste serão.
Ao longo do espetáculo, foram decorrendo vários outros momentos, nomeadamente a transmissão oficial da batuta do anterior maestro, Simão Castela, para o atual, Cláudio Leitão, que já vinha desempenhando estas funções desde Fevereiro do ano passado.
Destaque ainda para a estreia de nove jovens executantes, que receberam dos respetivos padrinhos as divisas das suas fardas: Carolina Alexandre Freire e Lara Arnaut (flauta), Miguel António e Rute Marques (clarinete), Maria Pimenta (trompa), Hélder Serra (bombardino), Tomé Mendes e Tomás Mendes (percussão) e Gabriel Fazenda (trompete).
De entre os elementos da Banda Filarmónica que acompanharam Sofia Escobar, e os outros intervenientes da noite, esteve José Eduardo Gomes, cuja relação com a SFASC teve início no âmbito do Filarmonias, e em cujo currículo se destaca ser maestro titular da Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto e na Escola Superior de Música de Lisboa.
Quanto à agenda da SFASC, o destaque de Junho será a participação, já habitual, nas marchas populares do Agrupamento de Escolas de Ansião. 
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte