No passado dia 5 de outubro, o auditório municipal de Ansião acolheu a apresentação do mais recente livro da autoria de Filipe Antunes dos Santos. A obra dá pelo título de “Alma Republicana em ‘A Resistência’ - Semanário do P. R. P. nas Vésperas de 1926” e, sobre ela, o autor explicou que o seu propósito “foi possibilitar que voltassem às mãos leitores quase todos os artigos, notícias, correspondência, poemas e publicidade” contidos na brochura “A Resistência”. “Cada artigo, um verdadeiro documento da nossa história local e nacional, correspondente aos tempos finais da I República”, resumiu.
Também presente nesta sessão, o presidente da Câmara Municipal de Ansião mostrou-se satisfeito pelo facto deste momento ter decorrido em pleno Dia da Implantação da República e sublinhou a importância de, na década de 20 do século passado, marcada pela turbulência, “um punhado de ansianenses” ter decidido “fazer um jornal”, “para falar dos valores da República e do republicanismo”.
De acrescentar que João Patrício e António Simões partilharam a mesa de apresentação desta obra, cujo final contou ainda com a atuação do Grupo de Cantares Olhos de Água.