PUB Gobrico

Feriado municipal de Pombal marcado por diversas iniciativas

Marco Marques, 29 novembro 2022

2 min · 683

Feriado municipal de Pombal marcado por diversas iniciativas
Pombal assinalou o seu Dia do Município com um conjunto alargado de iniciativas que se desenrolaram ao longo de 4 dias. De 10 a 13 de novembro, foi exaltado o orgulho pombalense, com distinções a personalidades e instituições. 
As celebrações iniciaram-se no dia 10 de novembro com a realização da conferência “Pombal: um concelho de futuro”. Uma iniciativa que permitiu a abordagem de várias temáticas com foco na mobilidade e ambiente, transição digital, desenvolvimento económico e nas “smart citys”, áreas tidas como fundamentais para o futuro.
Na Casa Varela foi inaugurada a exposição “Para Além”, de autoria de Gabriela Coughlan, que poderá ser visitada até 31 de dezembro. O dia terminou no Teatro-Cine com o espetáculo “Os Clássicos Portugueses”.
O dia 11 marcou a celebração solene do feriado municipal, um dos momentos mais altos da vida comunitária pombalense.
Foi reconhecido o trabalho e os bons serviços prestados pelos trabalhadores do Município que completaram 25 anos de funções. Foram também atribuídas condecorações a cidadãos, empresas e instituições que “enobrecem com o seu exemplo, que são a evidência da riqueza humana e do enorme potencial que carateriza o concelho”, justificou a autarquia.
Na Galeria do Teatro-Cine foi inaugurada a exposição de pintura de António Nascimento Lopes, enquanto o Clube Motard Marquês de Pombal festejou mais um aniversário. O dia culminou com um espetáculo de música nos Claustros dos Paços do Concelho com a participação de Dany Romeiro, Tozé Aguiar e Patrick Mendes.
A manhã de 12 de novembro foi dedicada à reflorestação da Mata Nacional do Urso, onde foi lançado o projeto de plantação de 22.000 árvores, em parceria com o ICNF e a CIMRL. 
À tarde, o parque radical de Pombal recebeu o primeiro Campeonato Nacional de BMX Freestyle, um ano depois de esta disciplina estrear-se no programa dos Jogos Olímpicos.
Nos Claustros foi lançado o 3º volume da coleção “Da Ilustre Terra do Marquês”, um livro de autoria de Manuel Duarte Domingues e cujas vendas têm um fim solidário. 
Vando Barros animou o final de tarde com um espetáculo na Casa Varela, enquanto o dia culminou, no Expocentro, com o Encontro de Bandas Filarmónicas, que juntou mais de 250 executantes no mesmo palco, representativos das filarmónicas Artística Pombalense, Ilhense, Vermoilense, Louriçalense e Banda da Guia.
O último dia da programação iniciou-se com a Rota de São Martinho em BTT e Cicloturismo que percorreu algumas freguesias do concelho. 
A tarde foi de animação com a passagem do palco móvel do “Domingão” da SIC pelas freguesias de Carnide, Meirinhas e Vermoil, tendo a concentração final acontecido frente ao Jardim do Cardal, na cidade de Pombal. 
No Teatro-Cine, o Coral Polifónico do Oeste proporcionou um concerto que assinalou o seu 16º aniversário e o 3º aniversário do Coro Juvenil.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte