São 14 as aldeias do concelho de Figueiró dos Vinhos abrangidas pelo Programa Condomínio de Aldeia, um programa integrado de apoio às aldeias localizadas em territórios de floresta, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) através do Fundo Ambiental.
A autarquia de Figueiró dos Vinhos anunciou a aprovação de mais seis candidaturas a esta tipologia, apresentadas pelo Município, pela Comissão de Compartes dos Baldios de Alge e Lugares Anexos e pelas Juntas de Freguesia de Aguda, Arega, Campelo e União de Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas, que se referem na globalidade a 14 aldeias de todo o concelho, abrangendo, assim, Vale do Rio, Salgueiro, Chavelho, Várzea Redonda, Moninhos Fundeiros, Ribeira de Alge e Saonda, Milhariça, Vale do Prado, Caboucos, Vale Vicente, Poisia, Ponte Fundeira/Eiras e Campelo/Campelinho.
De acordo com a mesma nota, a seleção destas aldeias “obedeceu ao cumprimento de critérios técnicos aprovados pelo Fundo Ambiental”, que representam um volume de investimento elegível de cerca de 482 mil euros, integralmente financiado pelo PRR através do Fundo Ambiental.
Ainda de acordo com informação prestada pela autarquia figueiroense, a aprovação final destes investimentos “permite executar um conjunto de intervenções de operação de corte de madeira, rechega e tratamento de sobrantes, destruição de cepos com preparação do terreno e controlo de vegetação espontânea, limpeza moto-manual de matos, controlo de espécies invasoras, desbaste pontual de espécies ribeirinhas na margem da linha de água, plantação de castanheiros, oliveiras medronheiros, entre outros”.
O programa “Condomínio de Aldeia” apresenta-se como um programa de proteção, contra incêndios, aos aglomerados localizados na interface urbano-florestal, através de ações de gestão, ordenamento e reconversão florestal para outros usos, quer para a defesa contra incêndios rurais, quer para a proteção de pessoas e bens.
MINISTRO DO AMBIENTE DE VISITA
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro e o secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino estiveram em Figueiró dos Vinhos no dia 24 de novembro, na cerimónia de apresentação dos resultados da medida “Condomínio de Aldeia – Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta”.
O evento ocorreu na Casa da Cultura e contou ainda com a presença da diretora–geral da DGT, Fernanda do Carmo, do presidente do Conselho Diretivo do ICNF, Nuno Banza e representantes de diversas entidades, entre as quais Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações Agro-Florestais, Empresas do Setor, Proteção Civil e Bombeiros.
A abertura da cerimónia ficou a cargo de Jorge Abreu, presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, e foi seguida da apresentação do “Programa de Transformação da Paisagem”, por Fernanda do Carmo, que fez o balanço das 4 medidas existentes e implementadas neste âmbito: PRGP (Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem), AIGP (Áreas Integradas de Gestão da Paisagem); pEO (Programa Emparcelar para Ordenar) e CA (Condomínio de Aldeia).
Esta última medida, “Condomínio de Aldeia - Programa de Apoio às aldeias localizadas em territórios de florestas”, foi apresentada, mais pormenorizadamente, por Nuno Banza.
A sessão foi encerrada pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, que frisou “a importância e o impacto que programas como este têm nos territórios e nos seus habitantes, pela diminuição da vulnerabilidade e do risco de incêndio, tornando-os mais resilientes, mais sustentáveis e mais atrativos”.