PUB Gobrico

Feira dos Pinhões recorda origens na Constantina e mostra-se na televisão

Marco Marques, 24 janeiro 2023

2 min · 489

Feira dos Pinhões recorda origens na Constantina e mostra-se na televisão
O Município de Ansião celebra um dos seus eventos de excelência no próximo fim de semana, com a tradicional Feira dos Pinhões. Entre a programação, destaque para um “regresso às origens” no dia de sábado e para a chancela televisiva no domingo.
São quase 4 os séculos de história da Feira dos Pinhões e este ano essa tradição é assinalada de forma especial com o regresso ao local onde tudo começou, na aldeia da Constantina. É ali que decorrerá uma recriação histórica, lembrando o tempo em que a Constantina era palco das primeiras feiras francas do concelho.
Num ano em que a Confraria de Nossa Senhora da Paz celebra 400 anos de existência, a autarquia pretendeu assim fazer uma analogia aos primórdios da Feira e ao mesmo tempo valorizar o trabalho da Confraria e de toda a história em seu redor.
Os tempos foram mudando e o que era uma feira franca onde se vendia de tudo um pouco, foi-se transformando numa feira de produtos endógenos, deslocalizada para a sede do concelho, acabando por ser o pinhão, que nem sequer é produto comum por estas bandas, a emergir como principal ingrediente e a dar nome à feira.
Para além desta incursão histórica à Constantina, a Feira decorre num formato semelhante ao das últimas edições. A praça do Município é o ponto central da festa, com as artérias em redor preenchidas por expositores e comerciantes da região de Sicó, emergindo com destaque os produtos endógenos.
A animação de rua está a cargo dos Ca’Gaita, há teatro em dose dupla e atuam dois ranchos folclóricos do concelho [Lagarteira e Infantil de Ansião].
No domingo o grande destaque é a transmissão em direto do Programa “Somos Portugal” da TVI, que durará toda a tarde e levará a todo o Mundo um cheirinho da tradição ansianense.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte