PUB Gobrico

Acidente no IC8 causa morte a menino de 11 anos e três feridos

Marco Marques, 05 março 2020

2 min · 2589

Acidente no IC8 causa morte a menino de 11 anos e três feridos

Uma colisão entre dois veículos ligeiros, um de passageiros e outro de mercadorias, ocorrida no dia 4 de março, ao quilómetro 63.9 do IC8, na zona do Maxial (Ansião), provocou a morte a uma criança de 11 anos e ferimentos em 3 outras pessoas.

Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Ansião, o alerta foi dado pelas 8:53 e o acidente foi causado pelo despiste e colisão, entre um veículo ligeiro de passageiros, com 3 ocupantes, e um ligeiro de mercadorias, onde só seguia a condutora.

No ligeiro de passageiros viajava a condutora, de 46 anos de idade e professora de profissão, residente em Chão de Couce e os seus dois filhos, um rapaz de 11 anos e uma rapariga de 15. O rapaz não resistiu ao acidente, tendo o óbito sido declarado no local pela médica da VMER do Centro Hospitalar dos Covões. Já a rapariga foi considerada ferida ligeira e mãe sofreu ferimentos considerados graves. A condutora do veículo de mercadorias, de 30 anos de idade, também sofreu ferimentos considerados ligeiros.

A menor foi encaminhada para o Hospital Pediátrico de Coimbra, enquanto as outras duas feridas foram transportadas para o Hospital da Universidade de Coimbra. O cadáver seguiu para o Gabinete Médico-Legal de Tomar.

Os Bombeiros de Ansião referiram que, à sua chegada ao local, ”os três ocupantes do ligeiro de passageiros encontravam-se encarcerados no seu interior”, tendo sido necessário “proceder-se a manobras de desencarceramento”.

De referir ainda que o pai da vítima mortal, que entretanto foi chamado ao local, também teve de receber assistência médica. Outros familiares da vítima receberam igualmente apoio por parte da psicóloga no INEM.

Participaram nas manobras de socorro 15 elementos dos Corpo de Bombeiros de Ansião, auxiliados por 3 ambulâncias, 1 veículo de desencarceramento, 1 veículo de comando e 1 veículo de apoio logístico. Bem como, a SIV Avelar a VMER Covões, a Unidade de Apoio Psicológico do INEM, a Infraestruturas de Portugal e a GNR, que está a investigar as causas do acidente.

Refira-se que a estrada esteve cortada nos dois sentidos durante várias horas, tendo o trânsito sido desviado para o nó do Camporês.



DERRAME DE COMBUSTÍVEL

Escassas horas após o fatídico acidente, a Câmara Municipal de Ansião lançou um alerta na sua página de internet e redes sociais para “a existência de combustível em algumas vias rodoviárias do concelho, numa extensão total de cerca de 12km”, entre Ansião e a localidade de Degracias, no concelho de Soure.

“Estão afetadas as localidades de Alvorge, Junqueira, Venda do Brasil, Sarzedela e algumas das ruas da vila de Ansião, assim como o IC8 no troço entre Ansião e Avelar, nos dois sentidos”, adiantou a autarquia, que garantiu que “vários agentes da Proteção Civil municipal estão a garantir a segurança de todos, tendo já procedido à sinalização dos pontos mais críticos e encontrando-se a proceder aos necessários trabalhos de limpeza”.

A Câmara, consciente de que “esta ocorrência provoca maior perigosidade para a condução”, apelava “a um cuidado redobrado à passagem por estas vias”.

Uma situação que também está a ser investigada pelas forças de segurança e que poderá estar relacionada com o acidente ocorrido.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte