A comemoração do feriado municipal de Castanheira de Pera, no dia 4 de julho, ficou marcada pela formalização do acordo de geminação entre este concelho e o município do Cadaval.
De acordo com os principais traços do documento assinado pelos autarcas António Henriques José Bernardo Nunes, é pretensão das autarquias “reforçar a cooperação em benefício das duas comunidades”.
De referir que Castanheira de Pera e Cadaval protocolizaram conjuntamente, no início do ano, o projeto Rota do Neveiro, que pretende preservar a história comum relacionada com a produção de gelo e ligar a Real Fábrica do Gelo (Serra de Montejunto) com os símbolos castanheirenses Poços de Neve e Capela de Santo António.
O acordo de geminação foi ‘apadrinhado’ pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, e formalizado na presença da presidente da Assembleia Municipal de Castanheira de Pera, Conceição Soares e do seu congénere cadavalense Rui Soares.
A abrilhantar musicalmente o ato esteve a Orquestra Juvenil da Associação Filarmónica 1.⁰ de Dezembro de Pragança, vinda diretamente do Cadaval.