PUB Gobrico

Música, tasquinhas e muita animação nas Festas de S. Miguel em Penela

Marco Marques, 11 outubro 2023

2 min · 103

Música, tasquinhas e muita animação nas Festas de S. Miguel em Penela
Foram milhares as pessoas que visitaram Penela de 28 de setembro a 1 de outubro, por ocasião das Festas de S. Miguel, cuja Feira que está na sua origem assinalou 590 anos de existência. Música, expositores, tasquinhas, produtos endógenos, oferta cultural e desportiva, fogo de artifício e muita animação foram motivos para celebrar as tradições de Penela, num certame que incluiu a Feira Anual, a Feira das Nozes e a Feira Agrícola e Industrial de Penela (FAGRIP).
Depois da forte aposta realizada no ano passado, que levou milhares de pessoas ao Parque das Águas Romanas, a autarquia voltou a apresentar, e com sucesso um cartaz com artistas nacionais de renome. Pedro Mafama e Smells Like 90’s (29 de setembro), Fernando Daniel (30) e Sons do Minho (1 de outubro) foram os destaques musicais do certame apresentando pelo presidente da autarquia como “o grande momento de reencontro da família penelense”.
Destaque, na variedade programática, para o concerto que assinalou a comemoração do 165º aniversário da Sociedade Filarmónica Penelense e que contou também com a participação da Sociedade Filarmónica do Espinhal.
Já a Biblioteca Municipal António Arnaut acolheu um dos momentos altos do programa cultural, com o lançamento da partitura da Cantata de Natal “O Pássaro Azul”, da autoria do maestro Paulo Bernardino, sobre textos de António Arnaut.
Para além dos cerca de sessenta expositores de produtos endógenos e atividades industriais, decorreu também a tradicional Feira das Nozes, na manhã de domingo.
Destaque também para as preocupações ambientais da autarquia na realização destas Festas de S. Miguel, consideradas um “ecoevento”. “Procurámos tornar estas celebrações mais sustentáveis ambientalmente, naquela que é uma questão muito relevante que merece o nosso empenho, destacou Eduardo dos Santos, dando conta que a autarquia se associou à ERSUC para promover um conjunto de medidas, que se focaram na redução do impacto ambiental resultante do evento, promovendo uma gestão adequada de resíduos. No local foi implementado um sistema de recolha seletivo para deposição de resíduos de embalagens provenientes do público e das entidades participantes. Posteriormente, estes resíduos forma recolhidos e encaminhados para as instalações da ERSUC, onde serão triados e enviados para reciclagem.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte