Cerca de 15 meses depois de ter ficado destruída na sequência dos incêndios florestais que atingiram o concelho de Ansião e, muito particularmente, a freguesia de Pousaflores, a antiga escola primária da Bairrada viu inaugurada a sua reconstrução. Um momento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ansião, que adiantou tratar-se de uma obra que representa um investimento a rondar os 150 mil euros, comparticipados, em 60%, pelo Fundo Municipal de Emergência.
António José Domingues disse ser um dia “de grande satisfação e contentamento” ver este espaço renovado, na véspera da Trocovenda, uma iniciativa tradicional naquela aldeia, que acontece há mais de duas décadas, e que conta com a dinamização da Associação Cultural da Bairrada (ACUBAI), cuja sede é precisamente aquela antiga escola primária. Momentos após uma atuação do Grupo Coral “Olhos de Água”, o edil de Ansião acrescentou que o mote deste projeto de reconstrução está aliado à vontade de “manter vivas as nossas aldeias” e reforçar a “força coletiva” local.
Por sua vez, Prudêncio Ferreira, da ACUBAI, disse que aquela antiga escola primária “é o coração da nossa aldeia” e não pertence só à associação, é “de todos”. E sublinhou ainda, visivelmente emocionado: “o que eu posso prometer é que vamos continuar”.
Também presente neste pequeno momento formal, o presidente da Junta de Freguesia de Pousaflores, Carlos Mendes, recordou os “dias difíceis” vividos em julho de 2022, referindo que este espaço representa um “renascer das cinzas”.