Escola Tecnológica e Profissional de Sicó recebeu a aprovação de duas candidaturas para funcionamento de Centros Tecnológicos Especializados (CTE), no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
No dia 13 de dezembro foram conhecidos os resultados da segunda fase de candidaturas aos CTE, tendo a ETP Sicó recebido a aprovação de dois: um Industrial e outro de Informática.
O CTE na área industrial vai contar com um apoio de 1,7 milhões de euros, enquanto o apoio do CTE de informática se fixa nos 970 mil euros, representando, assim, um investimento significativo para esta escola.
Este investimento envolve a modernização e reabilitação das instalações e infraestruturas existentes e a aquisição de recursos educativos tecnológicos inovadores.
Será possível “reequipar e robustecer a infraestrutura tecnológica, através da instalação e modernização de espaços laboratoriais e oficinais, amplificando a capacidade instalada”, “reforçar a atratividade da modalidade de cursos profissionais em domínios de especialização que requerem mão-de-obra muito qualificada e se inserem num processo de mutação tecnológica acelerada pelos desafios da transição climática e da transição digital”.
“Modernizar a oferta formativa em linha com as evoluções do tecido produtivo, através destes centros especializados em áreas tecnológicas com grande potencial na criação de valor acrescentado” e “investir no desenvolvimento de qualificações/competências para a inovação e renovação industrial” são outros dos ganhos desta aprovação.
A ETP Sicó reagiu a estas aprovações “com orgulho”, por considerar que “representam uma oportunidade única para incrementar melhorias significativas no processo de ensino-aprendizagem, preparando os alunos para os grandes desafios do futuro”. Deste modo, a Escola considera que “atuais e futuros alunos terão acesso a condições privilegiadas no que respeita à aquisição de competências técnicas”.