As obras de construção do nó desnivelado para acesso do IC8 ao Parque Empresarial do Camporês, em Ansião, deverão arrancar ainda durante o primeiro semestre de 2024, anunciou o presidente da Câmara, António José Domingues. De acordo com o autarca, a empreitada apenas aguarda o visto do Tribunal de Contas, para finalmente transpor para o terreno uma ambição de vários anos.
Orçado em cerca de 7,5 milhões de euros, o investimento da Infraestruturas de Portugal tem um prazo de execução de 420 dias, contempla a “melhoria das acessibilidades ao Parque Empresarial do Camporês” e “consiste na transformação da atual ligação ao parque”, entre os quilómetros 65+600 e 66+800, “de cruzamento de nível em nó desnivelado”.
Numa informação difundida em 2021, quando foi lançado o concurso público para a elaboração do projeto de execução, a empresa explicou que este visava “a criação de um acesso desnivelado da atual intersecção do IC8, criando uma ligação mais eficiente e segura, de e para o Parque Empresarial do Camporês”. “A concretização deste acesso irá assegurar às empresas ali instaladas um acesso direto e mais rápido ao IC8, que se constitui como um importante eixo rodoviário transversal ao país”, ligando o litoral, pela Auto-estrada 17 na Figueira da Foz, à zona de fronteira com Espanha através Auto-estrada 23.
Esta intervenção integra o Programa Nacional de Investimentos 2030 e tem como objetivo o desenvolvimento da segunda fase do Programa de Valorização das Áreas Empresariais, “de melhoria das acessibilidades rodoviárias às zonas industriais e áreas empresariais, para o reforço da competitividade das empresas, o aumento das exportações e potenciar a criação de emprego nestas regiões”, adianta a nota.
Esta intervenção consta, igualmente, no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
PASSO IMPORTANTE
PARA O CONCELHO
O presidente da Câmara de Ansião, António José Domingues, considera este projeto “um passo muito importante para o concelho”, pois é “uma obra desejada, que vai, numa lógica de crescimento e desenvolvimento do parque empresarial, possibilitar equacionar novas ampliações e, mesmo, uma melhor organização do espaço, dividido pelo IC8”.
“Fica a faltar a requalificação do IC8 e essas diligências vão continuar a ser feitas pelo município, desejando que a tutela inclua, num próximo Orçamento do Estado, o estudo dessa requalificação”, declarou António José Domingues.
Relembre-se que também em novembro de 2021, o parlamento recomendou ao Governo a execução, com “urgência”, do troço do IC8 entre Pombal e Avelar (Ansião), com a inclusão de um nó de acesso desnivelado ao Parque Empresarial do Camporês.