Um grupo de cerca de 30 voluntários vai ajudar a reabilitar quatro casas sem condições dignas de habitabilidade no concelho de Alvaiázere, procurando dar conforto e um novo alento às oito pessoas que nelas vivem. O projeto é apoiado pela autarquia, pela EDP e por dois fundos, um nacional e outro europeu...
A iniciativa faz parte do Programa ‘Camp In’, protagonizado pelo ‘Just a Change’, uma instituição particular de solidariedade social que, com a ajuda de voluntários, se dedica à reabilitação de casas de pessoas que vivem em situação de pobreza habitacional em Portugal. Neste programa de voluntariado intensivo, com a duração de 15 dias, são reabilitadas várias casas em simultâneo em vários pontos do país.
Em Alvaiázere o programa decorre de 21 de Julho a 4 de Agosto, com a presença de três dezenas de voluntários na reabilitação de quatro casas muito degradadas, onde os moradores vivem sem condições básicas.
Em declarações ao HORIZONTE, os promotores da iniciativa referem que “serão transformações profundas, que irão incluir a reparação de um dos telhados”. “Em todas as casas será feita uma revisão elétrica, renovação das casas de banho existentes mas degradadas, reparação e pintura de paredes interiores e exteriores”, acrescentam, destacando que vai existir “um foco na transição energética”, com a instalação janelas e portas eficientes, isolamento térmico e sistemas eficientes de aquecimento de água, como termoacumuladores.
A equipa do ‘Just a Change’ acredita que uma casa “é um ponto de partida para uma nova vida”, mas “numa casa sem condições, não é possível que uma pessoa cresça e se desenvolva de forma digna”. O objetivo passa por isso por “dar às 8 pessoas que moram nestas casas um novo alento e uma nova perspetiva para uma vida mais digna e confortável”.
O montante envolvido para a reabilitação destas casas será de cerca de 90 mil euros e é financiado em conjunto pela Câmara de Alvaiázere, pela EDP, por um Fundo Europeu para a Eficiência Energética (FORTESIE) e pelo fundo interno do ‘Just a Change’. A mão de obra é praticamente toda voluntária e gratuita - os únicos custos são os custos de gestão do projeto e de mão de obra qualificada, sendo que todas as equipas de voluntários são acompanhadas por um técnico profissional da área da construção.
Refira-se que, desde 2010, o ‘Just a Change’ já reabilitou mais de 450 casas e 150 instituições, impactando a vida de mais de 10000 beneficiários e mobilizando mais de 20000 voluntários nacionais e internacionais.