PUB Gobrico

130 ANOS DO HOSPITAL DE AVELAR: "É um privilégio termos o Hospital a prestar cuidados na nossa Vila" - Fernando Inácio

Marco Marques, 28 agosto 2024

3 min · 118

130 ANOS DO HOSPITAL DE AVELAR: "É um privilégio termos o Hospital a prestar cuidados na nossa Vila" - Fernando Inácio
Fernando Inácio Medeiros, presidente da Junta de Avelar, fala de “honra e privilégio” em contar na sua freguesia com um Hospital, factor que a distingue das restantes numa vasta região. Elogiando os esforços feitos pelas várias administrações, o autarca destaca os serviços prestados pela Fundação na área social e sugere como melhorias uma melhor efetividade do serviço de urgências durante 24 horas e o alargamento dos meios complementares de diagnóstico.

Que importância que atribui ao Hospital na afirmação da freguesia de Avelar ao longo dos tempos?
FERNANDO I. MEDEIROS - A importância do Hospital de Nossa Senhora da Guia para a afirmação da freguesia e Vila de Avelar é naturalmente inquestionável, com a vantagem de estar ainda, felizmente, em franco funcionamento, graças ao laborioso trabalho que tem vindo a ser realizado pelas diversas administrações.
Na disto seria possível sem a iniciativa do seu grande obreiro e impulsionador, o Professor Doutor Costa Simões, que conseguiu há 130 anos atrás, com os seus pares e outras entidades, construir o primeiro edifício do nosso Hospital e passar a prestar os primeiros cuidados de saúde a toda uma população muito carenciada, melhorando substancialmente a qualidade de vida e a fixação de pessoas no Avelar.
O que representa para a Junta de Freguesia ter uma instituição desta índole ao serviço da população?
Em primeiro lugar é uma honra e um privilégio ter uma instituição como a Fundação Nossa Senhora da Guia a desenvolver todo este trabalho de apoio social e cuidados de saúde aos avelarenses e demais população da região. Depois, e conhecendo minimamente os projetos que têm vindo a ser desenvolvidos, não tenho dúvidas que os próximos anos se revestirão de enorme sucesso, e traduzirão para o contexto regional, a importância e a referenciação dos serviços que a Fundação Nossa Senhora da Guia vem prestando, como fator de inigualável prioridade, no que aos cuidados primários de saúde e apoio social junto das populações mais próximas, possam dizer respeito.

Que sugestões daria para um melhor desempenho e em que áreas a população sente maiores necessidades?
Tenho absoluta confiança no caminho que está a ser traçado pela atual Administração, no sentido de dotar de forma capaz, com qualidade e eficiência,as valências que a Fundação coloca ao serviço das pessoas.
Nesse aspeto, a melhoria permanente do Centro de Bem-Estar Infantil com Jardim de Infância, Creche e ATL e do Centro de Bem-Estar do Idoso com o Lar de Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário e a manutenção dos acordos com vista à prestação de Cuidados Continuados são áreas bastante úteis à população.
Nos serviços prestados pelo Hospital, o incremento das Cirurgias, nomeadamente de Ortopedia e Oftalmologia, com a melhoria e alargamento dos Meios Complementares de Diagnóstico e um Serviço de Urgências a funcionar 24 horas com melhor efetividade trará um maior conforto e confiança aos utentes, assim como a afirmação da instituição enquanto Hospital de retaguarda aos CHUC, para a área dos cinco concelhos que nos estão mais próximos. Estes são fatores mais que suficientes para satisfazer as maiores necessidades da população nestas áreas.
Reforço e enalteço o trabalho que o Conselho de Administração da FNSG tem vindo a desenvolver e a constante proximidade junto das várias instituições, nomeadamente a Junta de Freguesia de Avelar e a Câmara Municipal de Ansião.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte