PUB Gobrico

Rota da Picha e do Resineiro criada para homenagear profissão ancestral

Marco Marques, 30 setembro 2024

2 min · 84

Rota da Picha e do Resineiro criada para homenagear profissão ancestral
Promover e valorizar o património cultural e imaterial da aldeia da Picha, o pinheiro-bravo, a resina e o resineiro são as bases do projeto “Rota da Picha e do Resineiro”, promovido pelo Município de Pedrógão Grande e apresentado à população no final do mês de agosto.
A Associação de Melhoramentos da Picha acolheu a sessão de apresentação do projeto, que representa um investimento de 44.788,67 euros e é financiado em 85% pelo programa de Renovação de Aldeias.
Os objetivos específicos do projeto passam pela implementação de uma Rota Pedestre que valorize o património cultural imaterial, através da recolha de testemunhos sobre a prática da resinagem, a recriação a atividade de extração da resina e a recuperação de instrumentos tradicionais para extração da resina.
Promover e dinamizar ações de promoção da floresta autóctone e ordenamento florestal, bem como elaborar material promocional da Rota são outros dos desígnios.
O projeto já começou a ser implementado com a instalação de estatuetas em aço que retratam as diferentes fases da extração da resina, bem como as estruturas dos painéis. Entretanto serão colocados os conteúdos informativos nos painéis, e iniciados os trabalhos de execução do baloiço da Picha.
Estão previstas realizar, até 31 de dezembro de 2024, ações para e com artesãos locais, nomeadamente work shops e ateliers de fabrico de Pichos ou Púcaras, a ação “resineiro por um dia”, bem como produção artesanal de sabões e de perfumes.
Refira-se que existe numa das rotundas da sede de concelho, uma estátua de homenagem aos resineiros, criada pela Junta de Freguesia de Pedrógão Grande em parceria com António Pereira “Viola” e inaugurada em setembro de 2021.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte