Atividades pedagógicas, culturais e desportivas, como exposições, espetáculos teatrais e musicais, palestras, debates e sessões de formação foram alguns dos ‘ingredientes’ de mais uma edição da iniciativa ‘AlvaEduca’, num mês dedicado à Educação em Alvaiázere.
“Enriquecer o conhecimento e fortalecer a consciência cívica da comunidade” foi a base do certame promovido pelo Município de Alvaiázere e que, sendo maioritariamente dirigido à comunidade escolar, foi também aberto a toda a população.
Este ano o tema central do ‘AlvaEduca’ versou o “Património e Territórios Locais”, procurando sensibilizar para “a importância da preservação da identidade cultural e da educação patrimonial”. O programa propôs uma reflexão sobre o valor histórico e cultural do património local, “incentivando a participação ativa na sua conservação e promoção”.
O ‘AlvaEduca’ envolveu crianças da creche e ensino pré-escolar, alunos do ensino básico, secundário e profissional, bem como formandos do CEARTE, utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e alunos da Universidade Sénior.
Na sessão de abertura, a vereadora da Educação, Ana Faria, destacou a forte aposta que o Município tem feito neste setor. “A Educação é um dos nossos ‘meninos’”, considerou, referindo que “esta é uma marca que tem sido deixada por este executivo e que tem sido uma aposta ganha”.
MM