PUB Gobrico

Escolas de Ansião destacam-se no ranking da região

Marco Marques, 28 julho 2020

2 min · 563

Escolas de Ansião destacam-se no ranking da região
Os estabelecimentos escolares de concelho de Ansião continuam em posição de destaque em relação aos seus congéneres da região, segundo o ranking relativo a 2019 elaborado pelo Jornal Expresso. No Ensino Profissional a ETP Sicó está em grande destaque a nível distrital.
De acordo com os dados apresentados, e no diz respeito ao Ensino Secundário, a Escola Dr. Pascoal José de Mello, de Ansião, encontra-se no 158º lugar a nível nacional, registando uma subida de 140 lugares relativamente a 2018, isto no universo de escolas com mais de 100 provas efetuadas. Já a Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos encontra-se na 329ª posição, após uma queda de 72 posições. A EBS Manuel Ferreira, de Alvaiázere, não tendo realizado a “referência” de 100 provas, aparece no 384º lugar.
No que diz respeito ao Ensino Básico e de entre os estabelecimentos com mais de 50 provas efetuadas, é também a Pascoal José de Mello a melhor colocada da nossa região, em 281º lugar, registando uma subida de 430 posições relativamente ao ano letivo transato. Foi aliás a única que subiu no ranking, já que a EB Ribeiro Ferreira (Alvaiázere) se situa no lugar nº 543, a Escola de Figueiró dos Vinhos em 599º a Escola Nº 2 de Avelar em 701º e a EB Leitão de Andrada (Pedrógão Grande) em 868º, todas com descida acentuada no ranking.

AGA COM GRANDE SATISFAÇÃO
Ermelinda Mendes, diretora do Agrupamento de Escolas de Ansião, reagiu com “grande satisfação” aos resultados publicados, relevando o facto da Escola sede “ter obtido o 6º lugar entre as escolas públicas do distrito”. Aquela responsável sublinha “o esforço do trabalho dos alunos e dos seus professores”, destacando o Projeto Educativo do agrupamento e as expectativas familiares.
Apesar de tudo, Ermelinda Mendes refere que “é necessário ter algum discernimento para fazer uma leitura lúcida dos ranking”. “Comparam-se escolas urbanas com escolas rurais; escolas de contexto socioprofissional e cultural elevado, com escolas em que a maioria dos pais têm baixa escolaridade e contexto socioeconómico muito pobre; comparam-se escolas privadas, em que são pagas altas propinas mensais e cujas famílias têm francas expetativas para o futuro dos seus educandos com escolas cujas famílias têm apenas como expetativa a sobrevivência diária”, exemplifica.
Contudo, a diretora do AGA considera que os ranking “têm a sua utilidade”, pois “favorecem a melhoria das ações educativas porque promovem uma análise reflexiva do ano letivo”.

ETP SICÓ DESTACA-SE
No que concerne ao Ensino Profissional, a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó está muito bem posicionada. O pólo de Alvaiázere ocupa o 2º lugar a nível distrital (41º nacional) e a sede em Avelar o 3º distrital e 58º nacional, entre as 682 entidades analisadas. O pólo de Penela não consta da lista em virtude de ter tido menos de 15 alunos a concluir o curso.
A ETP Sicó refere que estes resultados dão “um sentimento de missão cumprida”, refletindo “o foco da escola e o empenho de toda a equipa pedagógica em prol da sua missão”.
Já a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, de Pedrógão Grande, ocupa a 21ª posição entre as 38 entidades do distrito de Leiria e a 310ª a nível nacional.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte