PUB Gobrico

Moita Negra e Pião candidatos ao projeto ‘Condomínio de Aldeia’

Marco Marques, 31 agosto 2020

1 min · 394

Moita Negra e Pião candidatos ao projeto ‘Condomínio de Aldeia’
Moita Negra e Pião, nas freguesias de Santiago da Guarda e Ansião, respetivamente, poderão vir a integrar ao projeto-piloto “Condomínio de Aldeia”, programa integrado de apoio às aldeias localizadas em territórios de floresta. O presidente da Câmara Municipal anunciou, em reunião do executivo, que as duas aldeias foram candidatadas, para o efeito, ao Fundo Ambiental.
De acordo com o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, o objetivo do programa, ao qual foram apresentadas um total de 11 candidaturas, “é promover a reconstrução de áreas de matos e floresta em redor dos aglomerados populacionais”. “Deste modo, pretende-se maximizar a defesa contra incêndios rurais, protegendo pessoas e bens” ao mesmo tempo, “contribuir para o fornecimento de serviços prestados pelos ecossistemas e para o fomento da biodiversidade”, adianta.
O Ministério refere, ainda, que com o “Condomínio de Aldeia”, os proprietários são incentivados a “assumir a gestão rural ou, na falta desta, a limpeza dos terrenos em redor dos aglomerados, concretamente nas faixas de gestão de combustível aprovadas no âmbito dos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios”. “Mais do que um custo ou uma obrigação, o programa incentiva à obtenção de rendimento adicional, optando por usos agrícolas (fruticultura, horticultura, olival, vinha), silvo pastoris ou outros”, salienta.
Segundo António José Domingues, a Associação Florestal de Ansião, já manifestou interesse em ser parceria do município no desenvolvimento do referido projeto-piloto naquelas duas aldeias com uma “importante mancha florestal” no concelho.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte