PUB Gobrico

Cartão ‘Figueiroense Sénior’ passa a ‘Sénior+’ e tem novos benefícios

Marco Marques, 30 dezembro 2020

2 min · 109

Cartão ‘Figueiroense Sénior’ passa a ‘Sénior+’ e tem novos benefícios
O cartão ‘Figueiroense Sénior’ vai passar a chamar-se “Cartão Sénior+” e, mantendo a maioria das vantagens que já possuía, vai integrar outras, segundo anunciou a Câmara Municipal, entidade que criou e gere este serviço.
Os munícipes maiores de 65 anos, terão a partir de agora “novos e alargados benefícios tanto no âmbito da ação social, bem como no setor da saúde, um dos mais vitais na vida de todos os cidadãos”, referiu a autarquia.
Relativamente ao setor da ação social, o novo cartão permite o acesso a um novo benefício, o apoio ao arrendamento urbano nos contratos com duração mínima de um ano, sob a forma de reembolso até ao montante máximo de 300 euros anuais, informou o município.
Já no que concerne ao setor da saúde, os detentores do Cartão Sénior + poderão, agora, “usufruir de uma comparticipação de 50% na aquisição de medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), referente à parte que cabe ao utente e mediante prescrição médica”, representando assim um aumento da comparticipação de 25% para 50%, relativamente ao Cartão Figueiroense Sénior atualmente em vigor, explica a autarquia.
Além do aumento neste apoio específico na saúde, o Cartão Sénior + passa a englobar novas comparticipações, tais como “a comparticipação de 25% na aquisição de fraldas e outros produtos de prevenção, higiene ou tratamento em situação de grande dependência ou acamados, referente à parte que cabe ao utente, desde que prescritos pelo médico e não comparticipados pelo SNS”. Novidade também a comparticipação na deslocação a consultas e exames médicos, mediante “apresentação de prescrição médica, documento comprovativo da presença na consulta e comprovativo da despesa”, sendo que em táxi e ambulância haverá uma comparticipação de 50%, em transporte público uma comparticipação de 100% e em transporte próprio haverá uma comparticipação de um valor até ao limite máximo do encargo previsto com transporte público.
No setor cultural, recreativo e desportivo “continua a ser garantido não só o acesso gratuito a iniciativas culturais e recreativas promovidas pelo Município mas também o acesso gratuito aos equipamentos desportivos do Município”, explica a autarquia. Os descontos nos estabelecimentos comerciais e/ou prestadores de serviços, por entidades locais que venham a aderir ao projeto através de protocolo de cooperação com a Câmara Municipal, mantêm-se, similarmente, neste novo cartão sénior para figueiroenses.
As condições do novo cartão foram aprovadas na reunião de Câmara de 27 de novembro, sob proposta do presidente da autarquia, Jorge Abreu. O autarca referiu que as medidas visam “promover e reforçar a contínua melhoria na qualidade de vida dos munícipes mais idosos e carenciados da nossa comunidade, estimulando, por um lado, a sua participação ativa nas atividades culturais, desportivas e recreativas do concelho, valorizando o seu papel na sociedade, melhorando as suas condições de vida e potenciando as suas capacidades e os seus saberes; e, por outro lado, promovendo também o apoio financeiro em diversos encargos mensais”.
Refira-se que o “Cartão Sénior +” pode ser adquirido, gratuitamente, mediante candidatura nos serviços da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos e é destinado a figueiroenses, residentes no concelho, com mais de 65 anos e com comprovada carência económica.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte