PUB Gobrico

Gala do Empresário distingue empresas ansianenses

Marco Marques, 26 novembro 2019

4 min · 1164

Gala do Empresário distingue empresas ansianenses
A Gala do Empresário do passado dia 9 de Novembro foi o culminar do IV Congresso Empresarial de Ansião, iniciativa dinamizada pela Associação Empresarial de Ansião (AEDA). Teve lugar na sala “corporate” do Centro de Negócios, em pleno Parque Empresarial do Camporês, e incluiu um jantar que foi coroado com a distinção de várias dezenas de empresas do Concelho de Ansião, concretamente em dois rankings: o das 50 Maiores e o das 10 Melhores.
No arranque da noite, e já depois de um longo dia de trabalho - ao longo do qual foram decorrendo diversos momentos de reflexão e discussão sobre o mundo empresarial, nomeadamente sobre internacionalização, financiamento e economia circular, entre muitas outras perspetivas -, o anfitrião deste serão, o presidente da AEDA, solidarizou-se com os desafios e as dificuldades de gerir empresas, nomeadamente em territórios designados “de baixa densidade demográfica”. “Vocês são a prova viva que é possível fazer muito e bem num território como Ansião”, sublinhou Hugo Bairrada.
Também presente neste momento, e convidado a usar da palavra, o presidente da autarquia de Ansião, António José Domingues, referiu-se aos empresários e empresárias presentes como “uma parte importante daquilo que é a dinâmica e a visibilidade do Concelho de Ansião”. E lembrou que o motivo das distinções de que foram alvo é o resultado de muito trabalho, bem como “de um caminho complicado e difícil”. “Nada se faz sem esforço”, concluiu.

AUTO MECÂNICA ALVORGENSE
CHEGA AO TOPO DO RANKING
A Auto Mecânica Alvorgense, Lda, sediada na freguesia do Alvorge, foi considerada pela AEDA como a “melhor do concelho”. A empresa conta atualmente com 4 filiais, representando mais de uma dezena de conceituadas marcas. O vasto portefólio dessas marcas permite à empresa fundada por António Gonçalves e atualmente gerida pelos seus filhos, abranger diferentes setores com equipamentos para a área florestal, jardim, agrícola, construção e obras públicas, indústria, logística, área extrativa e transformadora e a área portuária.
Para elaborar o ranking das 10 Melhores Empresas, a AEDA analisou os dados dos últimos exercícios (2017 e 2018) das empresas das que dispôs de informação completa e que faturam mais de 300 mil euros. Pela sua especificidade “eliminou” a empresa líder ASCENDI, mantendo a sua filial, “que é a que realmente realiza o trabalho diário ASCENDI OPERADORA”, sublinhou.
Sobre os critérios de seleção a AEDA clarifica que numa 1ª fase exclui as que “não forneceram dados completos dos dois últimos exercícios, não obtiveram resultados líquidos positivos em 2018 e não registaram um crescimento do Volume de Negócios positivo”.
Depois, numa segunda etapa foram analisados os seguintes indicadores de gestão: Valor Acrescentado Bruto (VAB), Aumento de Volume de Negócios, Rentabilidade dos Capitais Próprios, Autonomia Financeira, Produtividade Real e Geração de Emprego.
Para apuramento do ranking, foram pontuadas com 20 pontos as empresas líderes em cada critério e com entre 1 e 9 pontos as empresas situadas entre os 2º e 9º lugares em cada critério.
Assim, a Auto Mecânica Alvorgense lidera o ranking “por pontuar em 5 dos 6 critérios” sendo 2ª em 3 deles. Já a Labeto (2º) é a empresa que “gera maior VAB, gera emprego, sendo a terceira melhor em Autonomia Financeira”.
A Ferrus pontua em 4 dos 6 critérios sendo 2ª em VAB e a Tecnopan é a empresa com maior Produtividade e quarta em VAB. A Partenope lidera a geração de Emprego sendo 2ª em Rentabilidade e a Sicó Formação é 2ª em Geração de Emprego e 5ª no VAB. Depois aparecem duas Farmácias: a Medeiros destaca-se em Produtividade e Autonomia Financeira e líder em Rentabilidade.
A Miranvias entra no ranking por dispor da 4ª melhor Autonomia Financeira e finalmente a Paumarc fecha o lote das 10 melhores pelo seu Crescimento e Rentabilidade.

2018 FOI ANO DE CRESCIMENTO
MAS INFERIOR A 2017
A AEDA tornou também públicos alguns dados e considerações que resultam da análise dos documentos contabilísticos das empresas do concelho e que permitem algumas conclusões.
A Associação Empresarial considera que “2018 foi um ano de crescimento, mais inferior ao de 2017”, referindo as percentagens de 9,1% do Volume de Negócios, 2,0% dos Ativos e 12,7% dos Capitais. Já os Lucros tiveram uma queda de 3,1% (tinham aumentado 36.1% em 2017).
Refira-se que as empresas auscultadas geraram apenas 34 postos de trabalho (menos 100 que em 2017).
Contudo, “os níveis de Rentabilidade continuam excelentes”, destaca a AEDA comprovando com percentagens de 6,2% das Vendas e 12,8% dos Capitais, tendo as empresas aumentado o elevado valor de Autonomia Financeira: 51% dos Ativos são financiados por Capitais Próprios.
É possível também concluir que as empresas do concelho “são predominantemente ‘industriais’, utilizando mão-de-obra intensiva, o que ocasiona uma produtividade pequena: 102€ por trabalhador e elevada incidência do VAB no Volume de Negócios: 27,3%”.
Finalmente, e por ser um indicador com cada vez maior importância no crescimento e sustentabilidade das empresas, a AEDA destacou que “14,5% da produção no Concelho é dedicado a Exportação”, existindo 5 empresas que vendem mais de um milhão de euros para fora do país. Neste particular a a Auto Mecânica Alvorgense ultrapassou a Friesen, que era a empresa líder em exportações.

LISTA DAS 10 MELHORES EMPRESAS DO CONCELHO
1º AUTO MECÂNICA ALVORGENSE, LDA.
2º LABETO - CENTRO DE ANÁLISES BIOQUÍMICAS, S.A.
3º FERRUS, S.A.
4º TECNO-PAN, LDA.
5º PARTENOPE
6º SICÓ FORMAÇÃO, S.A.
7º FARMÁCIA MEDEIROS UNIPESSOAL, LDA.
8º FARMÁCIA MONIZ NOGUEIRA, LDA.
9º MIRANVIAS-PINTURA E SINALIZAÇÃO, LDA.
10º PAUMARC - PAVIMENTOS MADEIRA, LDA

LISTA DAS 50 MAIORES EMPRESAS DO CONCELHO
1º ASCENDI PINHAL INTERIOR, S.A.
2º FERRUS, S.A.
3º LABETO - CENTRO DE ANÁLISES BIOQUÍMICAS, S.A.
4º TECNO-PAN, LDA.
5º AUTO MECÂNICA ALVORGENSE, LDA.
6º ASCENDI OPERADORA E MANUT RODÓVIÁRIA, S.A.
7º FIPAL-FORNECIMENTO E PRODUÇÃO AVÍCOLA, S.A.
8º FRIESEN-INDÍSTRIA DE MADEIRA, LDA.
9º A.V.A. - TRANSPORTES, LDA.
10º TRANSPORTES FERREIRA & DOMINGUES, LDA.
11º SICÓ FORMAÇÃO, S.A.
12º S.N.S.V, LDA.(s/ies)
13º TRANSTOMÁS - TRANSP. MERCADORIAS, LDA.
14º QUEIJARIA PRADO DA SICÓ, LDA.
15º AVELMOD - TÊXTIL, S.A.
16º MIRANVIAS-PINTURA E SINALIZAÇÃO, LDA.
17º DOMINGUES & DOMINGOS, LDA.
18º F J S, UNIPESSOAL, LDA.
19º PAUMARC - PAVIMENTOS MADEIRA, LDA
20º BERBIS, LDA.
21º SERRAFINO-COMÉRCIO DE AZEITES, LDA.
22º FERVALTIR - TRANSPORTES E LOGÍSTICA, LDA.
23º JOSÉ SANTOS & SILVA - COMBUSTÍVEIS, LDA.
24º EUROSICÓ - TRANSPORTES, LDA.
25º FARMÁCIA MONIZ NOGUEIRA, LDA.
26 ºFARMÁCIA MEDEIROS UNIPESSOAL, LDA.
27º TOFASIL ARMAZENISTAS
28º EUROCOMPONENTES, LDA.
29º TRANSPORTES ARMANDO TOMÁS, LDA.
30º SOCIEDADE DE CONSTRUÇÕES ELIMUR, LDA.
31º PAULO ALVES - SOC. TRANSPORTES, LDA.
32º BOCKEMUEHL, LDA
33º NABANCARPETS, LDA.
34º OVOVALENTE, LDA.
35º AVELFABRICS, S.A.
36º IRP - INDÚSTRIA RECICLADORA PLÁSTICOS, LDA.
37º PARTENOPE
38º VENCER METAS-TRANSPORTES, LDA.
39º ARTUR & JORGE BERNARDINO, LDA
40º ABÍLIO DAS NEVES RODRIGUES & FILHOS, LDA.
41º FARMACIA REIS FREIRE
42º CAVES AVELAR, LDA.
43º FERMOVEL - Ferragens e móveis
44º LIMOCOS, LDA.
45º ELECTROFERTA - ELECTRODOMESTICOS, LDA.
46º SICOTONELADAS
47º TRANSPORTES TOMAS E FREIRE
48º ANSIAUTO VEÍCULOS AUTOMÓVEIS, LDA.
49º AVIJUNQUEIRA
50º PALPITES100FIM
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte