PUB Gobrico

HAJA SAÚDE

Marco Marques, 29 abril 2021

2 min · 107

HAJA SAÚDE
OXIÚROS
A infeção por oxiúros é causada pelo verme nemátodo intestinal Enterobius vermicularis e afeta geralmente as crianças.
Os oxiúros são como pequenos filamentos brancos de 0,5-1 cm de comprimento que vivem no intestino. São muito frequentes nas crianças. 
O contágio faz-se pelos ovos através das mãos, dos alimentos, da água, nas piscinas e principalmente em casa, nas camas e casa de banho. Passam de mão em mão quando se partilham brinquedos e roupa, no banho e também quando se sacodem os lençóis. Por isso transmitem-se muito facilmente aos membros da família.
Não existe numa relação entre comer guloseimas e o aparecimento de oxiúros.
Estes parasitas depositam os seus ovos durante a noite nas margens do ânus e por isso uma das queixas frequentes é o prurido no ânus, principalmente durante a noite. Também pode acontecer que a criança tenha dificuldade em adormecer, acorde muitas vezes e tenha pesadelos. Pode provocar irritação nos genitais e nas meninas pode aparecer também um pouco de corrimento.
Não é claro que provoque dor de intestinos, falta de apetite, cansaço, anemia, ranger dos dentes ou que seja o motivo da criança não engordar. Se há comichão no ânus pode-se confirmar se tem oxiúros examinando a criança 2-3 horas depois de ter adormecido.  Se não os vê, mas a criança tem comichão, consulte o seu médico para saber se é preciso fazer algum tipo de análises.
O diagnóstico de oxiúros é feito ao encontrar os ovos ou, menos comumente, oxiúros ao redor do ânus. Os ovos podem ser obtidos ao tocar as pregas cutâneas que rodeiam o ânus com a parte aderente de uma fita adesiva transparente. Isso deve ser feito logo cedo pela manhã, antes que a criança evacue ou limpe a área com papel.
A melhor maneira de procurar oxiúros adultos é ao examinar o ânus da criança cerca de 1 ou 2 horas depois que a criança foi dormir à noite. 
Os vermes são brancos e finos como fios de cabelo, mas movem-se e são visíveis a olho nu.
O tratamento é uma dose única de mebendazol, albendazol ou pamoato de pirantel, repetida duas semanas depois, geralmente cura a infeção por oxiúros.
É conveniente que todos os elementos da família façam o tratamento, mesmo que não tenham sintomas. Para evitar o contágio, deve lavar sempre muito bem as mãos e as unhas antes de comer e depois de ir à casa de banho.
Corte as unhas muito curtinhas pois os ovos podem acumular-se aí.
Evite que chuche no dedo e roa as unhas.
Lave com água quente a roupa do seu filho, o pijama, toalhas e a roupa de cama no primeiro dia que tomar a medicação. Evite sacudi-la.
Não é necessário esterilizar os brinquedos, desinfetar os móveis, lavar as cortinas ou as almofadas. É melhor que a criança use um pijama; assim será mais difícil tocar-se com os dedos e também que as lombrigas se espalhem pelos lençóis. Não há motivo para alterar as refeições. Pode levá-lo à escola. Uma vez tratado não há necessidade de evitar o contacto com outras crianças. 
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte