Depois de terem percorrido Portugal de Norte a Sul, pela Estrada Nacional (EN) 2, no ano passado e perfazendo um total de 738 quilómetros (Km), os mesmos quatro elementos dos Ansibikers reajustaram as coordenadas e, entre os passados dias 15 e 19 voltaram a fazê-lo, mas no sentido Este-Oeste, em mais uma aventura dividida por cinco etapas e intitulada ‘Portugal de Lado-a-Lado’. Ao longo de cerca de 415 Km, com uma pré-etapa com início em Sendim, a entrada propriamente dita na EN222 deu-se em Vila Nova de Foz Côa e terminou em Vila Nova de Gaia.
José Ramalho, Pedro Madruga, Ramiro Luís e Tiago Lopes foram os quatro aventureiros que se fizeram à estrada, com o apoio logístico permanente de dois outros elementos desta Associação de Praticantes de BTT. No rescaldo deste Portugal de Lado-a-Lado, conversámos com Tiago Lopes, que partilhou connosco a “visão espetacular” da paisagem que foram tendo ocasião de apreciar ao longo de todo o percurso, em especial as vinhas, encostas e socalcos característicos do Douro e a zona “de excelência” entre Barca d’ Alva e Peso da Régua.
Nesta aventura de cinco dias, o turismo e o desporto entrecruzaram-se. As manhãs foram dedicadas às pedaladas e à média de 85 Km diários percorridos e as tardes ao descanso e ao usufruto dos locais por onde iam passando. As condições meteorológicas também influenciaram o percurso pois, de acordo com Tiago Lopes, nos três primeiros dias houve “muito calor”, que diminuiu nos últimos dois, à medida que se iam aproximando da costa. Mas nada que reduza o saldo positivo de mais esta experiência, que comprova que “Portugal vale a pena” e que tem muitos locais interessantes para visitar, remata.