PUB Gobrico

Nova médica deverá chegar a Chão de Couce em dezembro

Marco Marques, 30 agosto 2021

2 min · 830

Nova médica deverá chegar a Chão de Couce em dezembro
A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) anunciou que será afeta à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Ansião uma vaga no concurso de ingresso para médicos de medicina geral e familiar, previsto para dezembro próximo.
Numa resposta à solicitação de reunião por parte da Junta de Freguesia de Chão de Couce, a presidente da ARSC, Rosa Reis Marques, garante que “logo que concretizado o referido concurso, a UCSP de Ansião e todos os seus polos assistenciais (incluindo o de Chão de Couce) verão supridas as necessidades em recursos humanos médicos”, acrescentando que “a ARS Centro e o ACeS do Pinhal Interior Norte tudo farão para que tal se verifique”.
Um concurso para o qual haverá uma médica de família, colocada na ARS de Lisboa e Vale do Tejo, que terá manifestado interesse em ser colocada, por mobilidade, na UCSP de Ansião. Informação prestada pelo presidente da Câmara Municipal, António José Domingues e corroborada por Rosa Reis Marques.
Aquela responsável explica ainda que “a descontinuação, temporária, da atividade assistencial do polo de Chão de Couce (...) decorre da presente época estival e do tão necessário gozo de férias por parte dos profissionais da unidade funcional em que este se encontra integrado”.
Refira-se que o encerramento temporário e o modo de funcionamento da Extensão de Saúde de Chão de Couce tem dado aso a muitas críticas, quer de autarcas, quer da própria população.
O presidente da Junta de Freguesia, Fernando Jorge, e o vereador Pedro Lopes têm insistentemente levado o assunto aos fóruns políticos, nomeadamente reuniões de Câmara e de Assembleia Municipal.
Também o movimento “Chão de Couce com Saúde”, criado nas redes sociais, promoveu uma concentração junto à Extensão de Saúde no dia 11 de agosto, reclamando “o funcionamento pleno do Centro de Saúde de Chão de Couce, com todos os recursos humanos e materiais necessários por forma a assegurar a toda a população o direito constitucional aos cuidados de saúde”, iniciativa onde estiveram vários autarcas e o presidente da Câmara. O mesmo movimento, representado por Alberto Veríssimo e Filomena Jorge, foi recebido na Câmara Municipal onde entregou um abaixo-assinado respeitante ao mesmo assunto.
O presidente da Câmara, apesar de reconnher que “não compete à autarquia gerir os recursos humanos da UCSP”, diz que se tem “desdobrado em contactos com a ARS Centro, com a AceS do Pinhal Interior Norte e com o coordenador do Centro de Saúde”, procurando “sensibilizar para a problemática e resolução da mesma”.
O autarca admite mesmo, se a situação atual de mantiver “contratar um clínico em regime de avença”, mesmo contra as indicações da ARS Centro.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte