Abriu ao público no dia 13 de setembro a Loja de Cidadão de Ansião, que alberga no mesmo local os balcões de atendimento do Espaço Cidadão, da Segurança Social e da Autoridade Tributária. A loja conta ainda com serviços da Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) e do Balcão Único do Prédio (BUPi).
A Loja de Cidadão resulta da reconversão do edifício da antiga escola primária, no centro da vila, projeto que custou 562.527,05 euros e contou com um financiamento de 297.500 euros do Centro2020. Mas a autarquia ansianense optou por uma intervenção em todo o edifício, com a criação de outros espaços para além da Loja de Cidadão, intervenção essa que custou mais 210.135 euros.
“Esta intervenção no tecido urbano de Ansião, que prevê uma melhoria significativa na qualificação dos serviços prestados à população local é mais um passo na valorização dos territórios de baixa densidade, no quadro da coesão territorial definida pelo governo”, refere a memória descritiva do projeto, frisando que a Loja de Cidadão “integra-se numa perspetiva de repartição de recursos, que se destinam à prestação de diversos tipos de serviços de atendimento ao público, criando sinergias entre a Administração Central e Administração Local, com o propósito da continuidade de políticas concertadas em prol do interesse público e dos residentes” no concelho de Ansião.
Localizada no n.º 98 da Rua dos Combatentes da Grande Guerra, bem no centro da Vila de Ansião, a nova Loja de Cidadão funciona de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 16h00.