São cinco os candidatos que vão a votos no próximo dia 26 de setembro com o intuito de serem o próximo presidente da Câmara Municipal de Ansião. PS, PSD e CDU são representados por candidatos já com experiência nestas lides, enquanto o CHEGA é novidade e o CDS-PP concorre com um candidato de fora do concelho.
António José Domingues (PS) obteve uma vitória histórica há 4 anos, quando conquistou para os socialistas uma câmara na posse do PSD há mais de 40 anos. Pretende agora manter-se no poder, mais preparado e com outra experiência acerca da realidade do Município. Da equipa que formou no executivo sai Alexandre Moreira, mantendo-se Jorge Fernandes e Cristina Bernardino. Para o 4º lugar da lista do PS entra José Brás, no 5º surge Helena Costa, no 6º André Teodósio e no 7º Filomena Dias.
Já o PSD aposta em Célia Freire para recuperar a Câmara perdida em 2017. A candidata possui experiência autárquica, tendo feito parte dos executivos de Rui Rocha e sido vereadora da oposição nos últimos 4 anos. Faz-se acompanhar do bancário José Lucas em número dois, seguindo-se Pedro Lopes, Isabel Fernandes, Cândida Gonçalves, Ricardo Grunho e Aires Gonçalves.
Nídia Valente volta a candidatar-se pela CDU depois de já o ter feito em 2009. A professora pretende melhorar a votação do partido, tendo a seu lado na lista Carlos Silva, Rui Duarte, Sónia Paz, Isidro Pimenta e Rita Miguel.
O CHEGA é a novidade destas autárquicas, apresentando em Ansião o militar aposentado da GNR Adriano Rodrigues. Acompanham-no na lista à Câmara Municipal, João Duarte, Suse Luís, Tiago Freire, Edgar Ramalho, Rute Rodrigues e Marina Guerra.
Tal como em 2017, também o CDS-PP concorre à Câmara de Ansião, mas volta a escolher um candidato de fora do concelho. O professor lisboeta Nuno Azevedo foi o escolhido para encabeçar uma lista onde apenas o número 2, Mário Gomes, é residente em Ansião. Seguem-se na lista Maria Mota, Alberto Dias, Clemente Oliveira, Célia Santos e Rui Santos.
José Miguel Medeiros e Rui Rocha travam “duelo”
para a Assembleia Municipal
José Miguel Medeiros (PS) e Rui Rocha (PSD) são os principais candidatos à vitória na eleição para a Assembleia Municipal de Ansião. Marlo Pinho (CDU) e João Duarte (CHEGA) também estão na corrida.
José Miguel Medeiros, natural de Avelar, presidiu no presente mandato a este órgão, depois de ter vencido Rui Oliveira em 2017. Apesar da vitória, para tomar posse como presidente da Mesa beneficiou de um voto a favor e outro nulo de dois presidentes de Junta eleitos pelo PSD, partido que esteve em maioria naquele fórum. Com experiência de Assembleia da República, Medeiros ‘modernizou’ o funcionamento da Assembleia, instituindo tempos certos de intervenção para os deputados de ambas as bancadas. O geógrafo gere a empresa pública Florestgal, sediada em Figueiró dos Vinhos.
Acompanham Medeiros na lista Rui Nogueira, Lilibeth Ferreira, Nuno Costa, Marcelo Afonso, Ana Domingues, Sónia Freire, Tiago Santos, Elsa Dias, Susy Caetano, José Rego, Susana Gariso, Carina Ramalho, Carla Ferreira, Luis Teixeira, Adriana Dinis, Carla Ferrete, Andreia Gomes e Gonçalo Lopes [20 primeiros].
Já o PSD aposta forte e candidata Rui Rocha, após uma “ausência” de 4 anos na política ativa concelhia. Mantendo o cargo de líder da Distrital do partido, Rocha traz consigo a “bagagem” de quem esteve 20 anos ligado à autarquia, 8 dos quais na presidência. O economista de 52 anos é atualmente CEO do Grupo SolidInvest. Os primeiros 20 da lista do PSD, a seguir a Rui Rocha são Leonel Morgado, Alexandra Arnaut, Sérgio Pires, Sandra Carvalho, Daniel Marques, Fernando Silva, Sónia Moreira, Fernando Pinheiro, Sara Tomás, Hugo Bairrada, Sara Simões, Nélson Luís, Francisco Lopes, Paula Afonso, Albino Rocha, Rogério Lourenço, Liliana Lopes, Marco Fernandes e Margarida Anastácio.
Também são candidatos à Assembleia Municipal de Ansião, Marlo Pinho e João Duarte. Marlo Pinho tem 43 anos de idade, é agente técnico de engenharia e arquitetura e concorre nas listas da CDU, que indicam ainda Jacinto Silva, Maria Afonso, Duarte Ferreira, Joel Paz, Maria Costa, Hélder Veríssimo, José Granadeiro, Rita Miguel, Paulo Silva, Isidro Pimenta, Sónia Catarina, Jorge Évora, Bruno Santos, Maria Paz, João Tomás, João Anastácio, Nídia Valente, Lara Feio e Rui Duarte.
O engenheiro aeronáutico João Duarte encabeça a lista do CHEGA. Acompanham-no Adriano Rodrigues, Suse Luís, Tiago Freire Armando Tomás, Marina Guerra, Edgar Ramalho, Maria Martins, Eugénia Ventura, Fernando Valente, Carlos Silva, Maria Firmino, Cláudia Almeida, Nélson Silva, Nélia Costa, José Santos, David Mendes, Sandra Rodrigues, Nuno Graça e António Lopes.
Juntas de Freguesia do Concelho disputadas por 18 candidatos
São 18 os munícipes que encabeçam candidaturas às seis Juntas de Freguesia do concelho de Ansião e apenas 5 repetem a candidatura de 2017, um deles por partido diferente. A escolha é vasta e abrangente e a freguesia do Avelar bate “recordes” nesse particular, sendo disputado por cinco candidatos!
Mas começando pelo Alvorge, serão apenas dois os candidatos à Junta de Freguesia: Carlos Anastácio [PS] e Goreti Correia [PSD], ambos jovens, pretendem ganhar uma autarquia local que tem sido gerida nos últimos anos pelo Partido Socialista, através de José Barbosa, impossibilitado agora de concorrer por limitação de mandatos.
Na sede de concelho, Ansião, que nos últimos 4 anos teve executivo tripartido [PSD, PS e MALTA], apresentam-se a sufrágio 4 candidatos: Gonçalo Paz [CDU], Tiago Freire [CHEGA], Pedro Silva [PS] e Jorge Cancelinha [PSD]. Gonçalo Paz, trabalhador independente de 42 anos e que já foi candidato à Câmara Municipal em 2013, concorre desta feita à Junta de Freguesia, enquanto o engenheiro mecânico Tiago Freire se estreia nestas lides pelo partido emergente CHEGA.
O economista e empresário Pedro Silva volta a candidatar-se pelo PS, depois de o ter feito em 2017 e ter ficado em 2º lugar, tendo feito parte do executivo em funções.
Jorge Cancelinha [PSD], professor, é vereador da oposição na Câmara e aposta agora numa candidatura à sua freguesia.
“Viajando” até Avelar, são 5 os candidatos ao cargo de presidente da Junta que também foi governada por um executivo tripartido desde 2017 [PSD, AVELAR INN e PS]. Pela CDU apresenta-se o estudante Rui Nunes de 26 anos e Márcio Santos, técnico de eólicas, é o cabeça de lista do CHEGA.
Fernando Inácio, que presidiu à Junta eleito pelo PSD, concorre agora pelo MIASP – Movimento Independente Avelar Sempre Primeiro, depois de um mandato de “candeias às avessas” com o partido, fruto das suas posições na Assembleia Municipal. A lista integra ainda Pedro Silva, que também fez parte do executivo em funções, eleito pelo Avelar Inn.
O PS muda de candidato e aposta em Maria Manuela Marques, engenheira química de 56 anos de idade, procurando recuperar uma freguesia que perdeu desde a saída de Fernando “Barbosa”.
Finalmente o PSD candidata o empresário da construção civil José Paulo Antunes, que se estreia nas lides políticas num lugar de destaque.
À Junta de Freguesia de Chão de Couce concorrem apenas dois partidos. O PSD mantém a aposta em Fernando Jorge, que obteve a maior vitória do partido em 2017 e o PS procura contrariar o favoritismo ‘laranja’ com a candidatura do gerente comercial Alberto Veríssimo.
Em Pousaflores também se enfrentam apenas dois contendores. Carlos Mendes [PS] ganhou folgadamente em 2017 e quer continuar a gerir os destinos da freguesia, apresentando-se como antagonista Amílcar Simões [PSD].
Finalmente em Santiago da Guarda, freguesia com forte tradição social democrata, são 3 os candidatos. David Rodrigues [PSD] é o atual presidente e terá a oposição da oficial de justiça Clarisse Bento [PS] e do empresário Armando Tomás [CHEGA].