PUB Gobrico

António José Domingues volta a ganhar em Ansião

Marco Marques, 30 setembro 2021

2 min · 502

António José Domingues volta a ganhar em Ansião
António José Domingues e o PS conquistaram novamente a vitória em Ansião e garantiram o poder nos destinos do concelho durante mais 4 anos. Apesar da quebra de pouco mais de duas centenas de votos em relação a 2017, os socialistas mantiveram a maioria na Câmara, elegendo 4 mandatos e deixando o PSD a 513 votos de distância. A social democrata Célia Freire obteve uma votação idêntica à de Fernando Marques em 2017 (-25 votos) mas ficou longe de atingir o grande objetivo de reconquistar a Câmara para o PSD.
A terceira força mais votada foi o CHEGA, com 359 votos, insuficientes para eleger Adriano Martins. O CDS-PP e a CDU rondaram a centena de votos. A abstenção situou-se na casa dos 35%, semelhante à de há 4 anos.
António José Domingues, numa curta reação após a vitória, congratulou-se com os resultados obtidos que “traduziram o apoio e o reconhecimento dos ansianenses no projeto de governação que iniciámos há quatro anos”.
Agradecendo a todos os que votaram, admitiu ter consciência de que “os próximos quatro anos serão muito desafiantes para o poder local”, mas disse que “com humildade, seriedade e muito trabalho, continuaremos a responder às necessidades dos ansianenses e a defender os seus interesses e os do concelho, colocando sempre as pessoas em primeiro lugar”. O autarca disse que será tempo de “conjugar esforços e vontades no sentido de beneficiar do Plano de Recuperação e Resiliência”, para “fomentar o desenvolvimento integrado e sustentável do concelho e a melhoria das condições de vida de todos os munícipes”.
Eleitos (PS): António Domingues, Jorge Fernandes, Cristina Bernardino e José Brás.
Eleitos (PSD): Célia Freire, José Lucas e Pedro Lopes.


ASSEMBLEIA MUNICIPAL É VERDADEIRO ‘31’
É caso para dizer que a Assembleia Municipal de Ansião vai ser “um verdadeiro 31”. É que foi essa a diferença entre a votação obtida pelo PSD de Rui Rocha, vencedor, e o PS de José Miguel Medeiros, deixando ambos os partidos com 10 deputados municipais eleitos.
Surpresa também a votação obtida pelo CHEGA, que conseguiu eleger João Duarte como deputado municipal e que terá um papel muito importante no ‘jogo político’ que já se antevê, tal como os presidentes de Junta eleitos, deputados por inerência. Neste particular o PSD leva vantagem em teoria, com 3 presidentes de Junta eleitos (Ansião, Chão de Couce e Santiago da Guarda), ao passo que o PS elegeu dois (Alvorge e Pousaflores). A freguesia de Avelar vai ser governada por um movimento independente.
Deputados Municipais Eleitos (PSD): Rui Rocha, Leonel Morgado, Alexandra Arnaut, Sérgio Pires, Sandra Carvalho, Daniel Marques, Fernando Silva, Sónia Moreira, Fernando Pinheiro e Sara Tomás.
Deputados Municipais Eleitos (PS): José Miguel Medeiros, Rui Nogueira, Lilibeth Ferreira, Nuno Costa, Marcelo Afonso, Ana Domingues, Sónia Freire, Tiago Santos, Elsa Dias e Susy Caetano.
Deputado Municipal Eleito (CHEGA): João Duarte.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte