Três elementos do corpo de Bombeiros de Penela participara num curso RIT (Rapid Intervention Teams), que decorreu no fim de semana de 16 a 17 de outubro, em Valongo. O curso incluiu formandos provenientes de vários concelhos do país, sendo que Penela esteve representado pelo subchefe Diogo Santos e pelos bombeiros André Teodósio e Pedro Mendes.
“Esta participação advém de um protocolo que existe entre os Bombeiros de Penela e a Escola Portuguesa de Salvamento que, por sua vez, teve origem numa vontade bilateral de estreitar relações entre as duas instituições”, informaram os BVP.
O curso foi dividido numa componente teórica (durante a manhã do primeiro dia, em regime de sala de aula) sendo a restante duração do curso dedicada a exercícios práticos. Nesta componente prática foram demonstradas técnicas de progressão com ARICA (Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto) e tipos de salvamentos e suas características.
Por fim foi realizada uma avaliação dos conhecimentos transmitidos, sintetizada em dois exercícios finais realizados em equipa. Neste contexto foi criado um circuito com obstáculos assim como simulada uma derrocada com o objetivo de proceder ao salvamento de uma equipa de socorro que ficou retida num espaço confinado.
De acordo com o bombeiro André Teodósio que esteve presente no curso, “esta formação mostrou ser, sem dúvida, uma mais valia para o nosso dia a dia. Leva-nos ao encontro do nosso limite individual fazendo-nos perceber até onde podemos chegar. Sem sombra de dúvida que nos prepara para situações de limite onde pudemos fazer a diferença na vida daqueles que contam connosco”, referiu.